sexta-feira, 27 de junho de 2014

Em clima de Copa do Mundo: Valdomiro Vaz Franco

Valdomiro Vaz Franco é o jogador com maior número de partidas pelo Sport Club Internacional, além de ser o único jogador a conquistar o octacampeonato gaúcho. Natural de Criciúma, Valdomiro nasceu em 17 de fevereiro de 1946 e iniciou a carreira no Comerciário, Clube de sua cidade natal. Chegou ao Inter em 1967, aos 21 anos, e fez história em sua trajetória pelo Clube do Povo. Abaixo suas fichas no Sport Club Internacional e na Federação Gaucha de Futebol:

Fonte: Departamento de Futebol

Fonte: Departamento de Futebol

Fonte: Departamento de Futebol

Mesmo com algumas dúvidas por parte da torcida, Valdomiro mostrou sua técnica e comprometimento com o Inter logo no início. O ponta direita foi fundamental nas conquistas do Sport Club Internacional na década de 70, tendo participação ativa nos gols que renderam as conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 1975 e 1976.  
Fonte: Sport Club Internacional

Fonte: Sport Club Internacional

Valdomiro jogou pelo Inter até 1980, passando então a atuar pela equipe colombiana Millionarios. Regressou ao Clube em 1982, onde encerrou sua carreira, aos 36 anos. Suas conquistas pelo Inter foram as seguintes: Campeonato Gaúcho (1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1982) e Campeonato Brasileiro (1975, 1976 e 1979). 

Fonte: Sport Club Internacional

Valdomiro também marcou sua presença atuando pela Seleção Brasileira. Na Copa de 1974 marcou o gol que foi responsável pela classificação da Seleção para a segunda fase da competição, na vitória de 3 x 0 sobre o Zaire. O Brasil precisava vencer por três gols de diferença para seguir adiante, e o gol só saiu aos 34 minutos do segundo tempo, em um chute sem ângulo de Valdomiro, que contou com a ajuda de uma falha do goleiro do Zaire. 

Fonte: Sport Club Internacional

Sem estatísticas oficiais sobre o feito, estima-se que Valdomiro tenha vestido a camisa do Sport Club Internacional em 803 jogos oficiais. Para saber mais sobre esse talentoso atleta, clique aqui.

As postagens Em clima de Copa do Mundo são possíveis graças as pesquisas realizadas pela Equipe de Pesquisa do Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco, e a colaboração entre o Arquivo Histórico e o Departamento de Futebol. A documentação apresenta a ligação do atleta com o Sport Club Internacional, e mostra como os jogadores eram quando passaram pelo Clube. 

Em breve novas postagens sobre os jogadores que atuaram pelo Sport Club Internacional e que também disputaram Copas do Mundo pelas seleções de seus países. Gostou do post? Deixe um comentário para nós!

Texto:
Aline Duarte 
Arquivista
Arquivo Histórico do Sport Club Internacional

Colaboração:
Yzara Menegaz 
Arquivista
Arquivo Histórico do Sport Club Internacional

Fagner Dornelles de Souza
Equipe de Pesquisa Histórica
Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco

0 comentários:

Postar um comentário