Glória do desporto nacional!

Oh, Internacional

Que eu vivo a exaltar

Levas a plagas distantes

Feitos relevantes

Vives a brilhar

Correm os anos, surge o amanhã

Radioso de luz, varonil

Segue a tua senda de vitórias

Colorado das glórias

Orgulho do Brasil

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Quando o Inter foi a base da seleção olímpica

 

Trecho do Relatório de Atividades do Departamento de Futebol de 1984.

A primeira medalha de prata conquistada em jogos olímpicos pela Seleção Brasileira de Futebol teve grande participação de jogadores do Internacional. A conquista ocorreu nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Ao todo foram sete medalhas. Prata também em Seul 1988 e Londres 2012 e bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008, além de ser o atual bicampeão com as conquistas do ouro na Rio 2016 e em Tóquio 2020.

O Internacional cedeu à Seleção Brasileira sete jogadores titulares: Gilmar Rinaldi, Pinga, Mauro Galvão, André Luiz, Ademir Kaefer, Dunga e Silvinho. Milton Cruz, Kita e Paulo Santos também integraram a delegação e participaram de algumas partidas como reservas. A Seleção Brasileira também contou com jogadores de outros clubes. O treinador era Jair Picerni do Corinthians.

A estreia brasileira nas Olimpíadas de Los Angeles ocorreu no dia 30 de julho, contra a Arábia Saudita, vencendo por 3x1. O segundo jogo, contra a Alemanha, foi vencido por 1x0, no dia 1º de agosto. No dia 3, o Brasil venceu o Marrocos, por 2x0. Contra o Canadá, o Brasil empatou em 1x1 e venceu nos pênaltis por 5x3, no dia 6. Contra a Itália, dia 8, a Seleção só obteve um empate por 1x1, conseguindo a vitória na prorrogação por 1x0.

A decisão pela medalha de ouro aconteceu no dia 11 de agosto, no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, com o público de 100 mil pessoas. Mas o Brasil foi derrotado por 2x0 pela França e ficou com a medalha de prata. Ao longo da competição, a Seleção Brasileira marcou nove gols e sofreu cinco. Gilmar, do Flamengo, foi o artilheiro da equipe com quatro gols. Dunga marcou dois gols e Silvinho, Kita e Ronaldo fizeram um cada.

Fontes:
Acervo Núcleo de Memória do Sport Club Internacional (Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Museu do Inter Ruy Tedesco) e @scinternacional