terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A reforma do Estádio dos Eucaliptos para a Copa do Mundo de 1950


Após a Segunda Guerra Mundial e os cancelamentos da Copa do Mundo de 1942 e 1946, a FIFA aprovou a candidatura do Brasil para a realização da edição de 1950 com seis cidades-sedes para os jogos: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.
Porto Alegre, em 1950, não tinha infraestrutura suficiente para realizar uma competição desse porte e não havia nenhum estádio que atendesse o mínimo dos requisitos exigidos pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). Os maiores campeonatos dessa época para os times gaúchos eram de nível estadual e citadino, mas também havia jogos amistosos, geralmente contra equipes grandes de São Paulo, Rio de Janeiro e Uruguai.
Com a promessa da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) de que a cidade receberia partidas da Copa do Mundo, o Cruzeiro de Porto Alegre com seu Estádio da Montanha e o Internacional com seu Estádio dos Eucaliptos se candidataram para sediar os jogos. Aos estádios foram solicitados a construção de uma cerca de tela ao redor do gramado, túneis de acesso e arquibancadas, ampliação do campo e adaptação das bilheterias.
Em uma reunião realizada entre os representantes do Internacional, Cruzeiro, FRGF (Federação Rio Grandense de Futebol) e CBD, definiu-se que os clubes disponibilizassem os seus estádios sem que auferissem qualquer lucro ou direito. Além disso, a FRGF se prontificava a fornecer ao estádio que fosse escolhido como sede, uma cerca de arame em torno do gramado como forma auxílio. Por parte da prefeitura, representada pelo então prefeito e ex-presidente do Internacional, Ildo Meneghetti, se prontificava a fornecer material e mão-de-obra para construção das arquibancadas.
Em poucos dias optou-se pela escolha do Estádio dos Eucaliptos como sede da Copa. Assim, foi organizada a comissão de obras de reforma. Quanto ao projeto, constava a construção de uma arquibancada de concreto com 80 metros de comprimento e 60 degraus de altura. O que elevava a lotação máxima do estádio para aproximadamente 35 mil pessoas, número mínimo exigido pela CBD. Os dirigentes do Internacional definiram o dia 25 de junho de 1950 para reinauguração do Estádio dos Eucaliptos. Seria um grande festejo, com direito a um amistoso contra seu arquirrival, o Grêmio.
A inauguração seguiu o roteiro estabelecido. Foram realizados desfiles de atletas de todos os departamentos esportivos do Internacional puxados pela banda musical da aeronáutica. Também foram conduzidas bandeiras dos órgãos esportivos e de todos os clubes da primeira divisão do futebol gaúcho. O presidente do Grêmio, Saturnino Vazelotti, ofereceu uma homenagem – cartão de prata – ao Internacional, que também ofereceu um cartão de homenagem ao Grêmio.
Em seguida ocorreu o corte da fita de inauguração da reforma. Primeiramente foi realizado um jogo dos juvenis do Internacional contra o São José, vencendo a equipe colorada, que recebeu a “Taça Manoel Osório da Rosa”. Depois, no Grenal, o Grêmio saiu com a vitória pelo placar de um a zero, gol marcado por Ariovaldo. Três dias depois começava o primeiro jogo da Copa do Mundo no Estádio dos Eucaliptos.

Pesquisa de:
Delene de Souza Gastal e Leandro Fonseca

Texto de:
Fagner Dornelles de Souza
Equipe de Pesquisa Histórica

Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco

0 comentários:

Postar um comentário