quinta-feira, 3 de abril de 2014

Biblioteca do Sport Club Internacional completa 70 anos


Enquanto o mundo vivia assombrado com a triste realidade da segunda guerra, no Brasil, gaúchos notáveis somavam forças para edificar uma ação que até os dias de hoje ainda é pioneirismo na história do futebol brasileiro: a fundação de uma Biblioteca em um clube de futebol.

Resultado de um pequeno acervo que nasceu nos anos 20, do século passado, a Biblioteca do Sport Club Internacional é consolidada em 04 de abril de 1944 na gestão do  então presidente Sr.Abelard Jacques Noronha  e  teve como paraninfo o  historiador e escritor Olyntho Sanmartin.

Em 1972 este espaço de cultura e educação passou ser a primeira  Biblioteca  privada de acesso público e em 23/10/1974  através da Divisão Cultural do Departamento  de Relações Sociais foi  cadastrada junto ao Conselho Estadual de Cultura.Notáveis Colorados como os Srs. Saul Totta, Jorge Olavo Vianna Blessmann, Jorge Salis de Castro, Álvaro Menezes, Olynto Sanmartin, Gildo Russowski e  Diogo  Antônio Pastor consolidaram a estrutura sócio-cultural do ‘Clube do Povo’ e disponibilizaram à comunidade um  espaço de acesso a cultura. 

Em 1991 a Biblioteca do Internacional passou a integrar o Sistema Estadual  de  Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul e no ano de 2010 obteve sua inscrição junto ao Sistema de Bibliotecas  Públicas  Brasileiras  fornecido pela  Fundação da Biblioteca Nacional. A Biblioteca organizou-se tecnicamente com a gestão do Sr.Alberto Aveiro Campos, bibliotecário da PUC, que ocupou-se de processar as obras  doadas  na  ocasião de sua   abertura  à comunidade em geral.

Atualmente a  Biblioteca  é  uma  divisão  da  Fundação de Educação e Cultura do Sport  Club Internacional  e  localiza-se  no  2ºandar  do  Gigantinho,  abrangendo uma área  de  1.200m². O acervo da  Biblioteca  conta, hoje, com  aproximadamente  82 mil obras dos mais diversos gêneros e  também  com uma coleção especial na área do esporte com ênfase na história do futebol e do Sport Club Internacional.

Entre as suas ações culturais estão o Letrinhas Coloradas, destinado às crianças do Projeto Interagir, e o Cidadania Globalizada que destina-se a atender a terceira idade.

O Sport Club Internacional é Campeão em tudo, pois suas conquistas ultrapassam as quatro linhas e promovem, conjuntamente, o enriquecimento da cultura em nosso país.


Elaboração: Ana Maria Froner Bicca- Bibliotecária do S.C.I. – CRB10/1310

0 comentários:

Postar um comentário