segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Gigantinho

Construído junto ao Gigante da Beira-Rio, o Gigantinho foi inaugurado em 04 de Novembro de 1973. Palco de diversos eventos esportivos, shows e até uma missa realizada pelo papa João Paulo II. Foi também no Gigantinho que, o Internacional obteve a vitória contra o Barcelona na Copa Intercontinental de futsal.
No 2º andar do Gigantinho que está a FECI - Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, e sua divisão a Biblioteca Zeferino Brazil, que possui aproximadamente 82 mil obras dos mais diversos gêneros e também uma coleção especial na área do esporte com ênfase na história do futebol e do Sport Club Internacional.
Jantar de inauguração

Baile Vermelho e Branco, acontecia nas dependências do Gigantinho durante as décadas de 70 e 80, e atraía multidões para o ginásio.

Em 1980, o Papa João Paulo II visita o Brasil, em Porto Alegre/RS, ocorre no Gigantinho,  o encontro com religiosos e vocacionados.
Futsal: conquista inédita no Gigantinho

No dia 07 de novembro de 2024, foi anunciada a parceria liderada pelo Sport Club Internacional que viabilizará a entrega de um novo Gigantinho, com o objetivo de que ele volte a ser o principal destino de espetáculos e eventos culturais e esportivos indoor do Estado e do sul do país. As empresas RBS Ventures e Tornak Holding serão parceiras da iniciativa e se juntam ao Clube para revitalizar o espaço.
As duas empresas usarão sua expertise na gestão de espaços de entretenimento e experiência de captação de eventos e de patrocinadores para apoiar a viabilização do novo Gigantinho, que seguirá pertencendo integralmente ao Inter, com a liderança da gestão exercida pelo próprio clube. A reforma está prevista para começar na metade de 2025, com conclusão projetada para o final de 2026.
Veja mais: Gigantinho - revitalização
Fontes:Acervo Núcleo de Memória do Sport Club Internacional (Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil - FECI/Museu do Inter Ruy Tedesco) e @scinternacional
Fotos da construção do ginásio: empréstimo de arquivo pessoal de Norma Prates

0 comentários:

Postar um comentário