terça-feira, 28 de junho de 2016

É Esse É Esse!!! Caçapava!

Sim. Era bem assim que os adversários conheciam o Caçapava. Esse era o homem que fazia seu papel, integralmente, no time do Internacional. Ele sabia marcar...e como marcava, até na “marra”.
Caçapava começou sua carreira jogando no Esporte Clube Gaúcho de Caçapava do Sul, com 18 anos  de idade. No início da década de 70 veio para o Internacional onde se consagrou Bicampeão Brasileiro (1975 e 1976). Figueroa anunciava que com o Caçapava na frente, os zagueiros “não tinham trabalho”. 

Antes de integrar o grupo profissional do Inter, ele foi Campeão Brasileiro Juvenil em 1974, era treinado por Jaime Schimidt, jogava como ponta direita. Era um atleta aplicado, tinha muita disciplina tática e um incansável poder de marcação.
Caçapava foi campeão gaúcho, com o Inter, em 1974, 1975,1976 e 1978, fez parte da Seleção Brasileira em 1976 e 1977. Sua primeira convocação veio da “necessidade de se ter um jogador mais durão em frente a zaga”, segundo as palavras de Osvaldo Brandão. O colunista Sérgio Noronha, do “O Globo”, afirmou ao técnico do selecionado brasileiro que este era o jogador para jogar contra os europeus. Caçapava foi convocado junto com o colega Falcão.
Jornal do Inter agosto/1975
Foi campeão paulista em 1979 pelo Corinthians, campeão cearense em 1984 quando jogou no Ceará. Antes de encerrar a carreira em 1987 jogou também pelo Palmeiras, pelo Vila Nova de Goiás e pelo Novo Hamburgo.
Adorado por seus companheiros de time, odiado pelos adversários em campo. Dividir bola com Caçapava era um verdadeiro duelo, Rivelino que o confirme.


Caçapava, que do campinho celestial, continues a inspirar nossos ases Colorados. Obrigado!
Elaborado por: Ana Maria Froner Bicca - Bibliotecária CRB10-1310



0 comentários:

Postar um comentário