terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Curiosidade: Futebol de mesa - jogo de botão

Dia 14 de fevereiro é comemorado o dia do botonista, esporte praticado por muitos apaixonados. Data escolhida por ser o dia de aniversário de Gerado Décourt.
A origem mais encontrada em livros e sites  atribui como inventor, Geraldo Cardoso Décourt, autor do primeiro livro de regas publicado em 1930, ainda com o jogo sendo chamado de Celotex.
Fonte:http://afumeca.blogspot.com.br/p/arquivos-do-futmesa-brasileiro.html

Hoje é um esporte registrado e com instituições reguladoras para apoiar o esporte e seus atletas.A Federação Gaúcha de Futebol de Mesa foi fundada em 11 de janeiro de 1986 e é filiada a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - CBFM que, tem sua fundação em 07 de Setembro de 1992. Com o objetivo "para fins de promover, organizar, coordenar e representar Federações na modalidade Futebol de Mesa e outras, junto ao Ministério dos Esportes, COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ou qualquer outro órgão ligado ao esporte".
Jogar botão é também uma brincadeira, onde é simulado um jogo de futebol e praticado com botões feitos para este fim. Normalmente nas brincadeiras o time montado é o do coração de cada um.
Fonte:https://colecaodebotao.files.wordpress.com/2011/11/inter-rssite.jpg

Futebol de Mesa no Inter
No blog de Adauto Celso Sambaqui encontramos a informação que a inauguração do Departamento de Futebol de Mesa do S. C. Internacional foi em 1969, juntamente com o Beira Rio. Ele comenta: "Por dez anos o Departamento praticou o futebol de mesa na Regra Gaúcha, conforme palavras de seu Diretor da Divisão de Futebol de Mesa, Cláudio Schemes" que observa uma das grandes dificuldades encontradas até agora, é que aqui em Porto Alegre não se praticava o esporte na Regra Brasileira, ao contrário do que ocorria no restante do país. Com a organização do Torneio de Futebol de Mesa – Inter 70 anos, na Regra Brasileira, estava liberando o botonista a jogar em qualquer regra, mas a finalidade seria a incorporação da Regra Brasileira como a principal".
Em jornais encontramos esta participação vencedora, onde o Internacional foi campeão citadino em 1971, representado por A 'Folha da Manhã'

Como esta matéria da do jornal 'Folha da Manhã' de abril de 1979 que publicou sobre o 'Torneio Inter 70 anos de Futebol de Mesa' feito em comemoração ao aniversário do clube e foi disputado no Gigantinho.

Em 1999, como conta o Jornal do Inter, edição de junho/99, o Departamento do Futebol de Mesa abria espaço para praticantes do 'Jogo de Botão', na parte térrea do Gigantinho foram disponibilizadas mesas para uso dos interessados. Quem organizou este espaço foi o Nilo Cunha, que também era dono da Tabacaria Patinhas, que era especializada no ramo.
Ainda em 1999, o Jornal do Inter, edição de agosto/99, anuncia os vencedores do Torneios 'Inter 90 anos', Vinícius Régis de Galvão Bueno foi o campeão e Gerson Grehs de Oliveira o vice. No 1º Torneio Arthur Dallegrave foi campeão Hélio Moacir Seibert e vice Clark Rafael Krug Souza.

Em 2004 há referência de atletas e coordenadores do departamento de futebol de mesa do Sport Club Internacional. Com promoção de atividade para alunos da primeira a terceira série aprenderem um pouco sobre as regras do tradicional "jogo de botão" em mesas montadas no ginásio do colégio Israelita.

O campeão brasileiro e metropolitano de 2004 foi o representante colorado Gilvani Moreira. No site do clube foi dado destaque para a sua participação:
'"O XXXI Campeonato Brasileiro disputado na cidade de Florianópolis nos dias 09, 10 e 11 de outubro teve uma grande participação dos gaúchos. Na Categoria Livre Especial (Regra Brasileira), chegaram às quartas-de-final apenas botonistas gaúchos. Na grande final, o confronto foi entre Gilvani Moreira, atleta do Sport Club Internacional, e Julinho (Passo Fundo). Gilvani sagrou-se campeão ao converter todas as penalidades e conquistou o 13º título da modalidade para o Rio Grande do Sul."
O departamento de futebol de mesa do Internacional promoveu torneios em comemoração ao aniversário de 96 anos do Clube. Em 2005, o Gigantinho foi o palco de disputas da Regra Brasileira (Troféu Jomar Moura) e da Regra Gaúcha (Troféu 96 anos do Sport Club Internacional). 
Foi também em 2005, o 'Futebol de Mesa' ganhava uniforme, camisetas para serem utilizadas pelos atletas do departamento de futebol de mesa do Clube nas competições. 
Em 2010, foi veiculada matéria no site do clube, a paixão do colorado Richard Oliveira, com o apelido de 'Bolita' que é um jogador profissional de futebol de mesa e tem sua paixão pelo colorado traduzida na sua coleção de times de botões do clube. 
Estamos pesquisando sobre o Departamento de Botões do Inter. O que conseguimos foram algumas referências de períodos diferentes. Se você tem algum material ou conhece alguém que tenha participado do Futebol de Mesa do Internacional entre me contato conosco em:

Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil

0 comentários:

Postar um comentário