segunda-feira, 9 de outubro de 2017

09 de outubro - dia do Atletismo

"No dia 09 de outubro é comemorado o “Dia do Atletismo”, uma data criada para homenagear o esporte considerado por muitos como o esporte-base. Essa denominação foi dada porque esse esporte tem como foco as habilidades naturais dos seres humanos, tais como corrida, saltos e lançamentos.
O primeiro registro de competições esportivas que se tem notícia aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 a.C. Nessa competição, o Atletismo era o único esporte praticado, sendo disputada uma corrida de aproximadamente 200 metros denominada de “stadium”. Com o passar dos anos, outras modalidades foram surgindo, como o salto em distância e o lançamento de disco. Essas provas em Olímpia deram origem às famosas Olimpíadas, que acontecem até os dias atuais de quatro em quatro anos.
A prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850 e, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, provavelmente foi inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica."(SANTOS, 2017)

Prestamos nossa homenagem através destes atletas que representaram o Inter na década de 1950 com grande destaque local e também nacional!
Revista Colorada - Abril/1958

Luiz Cruz Flor vencendo a Rústica Cidade de Uruguaiana - Revista Colorada - Dezembro/1957
Jaciara, vencedora do Salto em Distância do Citadino/1957 - Revista Colorada - Dezembro/1957
Hercílio Fraga venceu as provas de 3.000 metros e 800 metros rasos do Citadino/1957 - 
Revista Colorada - Dezembro/1957
Revista Colorada - Abril/1958


Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
As Revistas estão disponíveis para pesquisa na Biblioteca Zeferino Brazil na FECI - Sport Club Internacional
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "09 de outubro – Dia do Atletismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-atletismo.htm>. Acesso em 09 de outubro de 2017.

0 comentários:

Postar um comentário