quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

2018 - novos desafios

Esta ano de 2018, encaramos um novo desafio, o de resgatar a história do colorado através de mais uma ferramenta, o rádio.
A rádio colorada abriu espaço para dividirmos memórias com o torcedor colorado.

Em agosto nosso primeiro programa falamos um pouco do nosso trabalho e relembramos alguns dos primeiros craques colorados.

No programa número dois resgatamos a história das casas do Inter, da rua Arlindo até a construção do Gigante, e para melhor ilustrar convidamos para conversar conosco um dos integrantes da Comissão de Obras da época, o sr. Lúcio Regner que foi um dos 23 personagens, que assinaram a obra do Gigante da Beira-Rio.
Membros da Comissão de Obras da Construção do Beira-Rio - marcado Lúcio Regner
Regner era um engenheiro civil ligado ao automobilismo. No final da década de 50, estava liderando a construção do autódromo de Tarumã, em Viamão.
Ouvimos seu depoimento e soubemos detalhes dos bastidores.

"Uma crise renal do engenheiro Ruy Tedesco — presidente da Comissão de Obras do Beira-Rio e cabeça maior de sua construção — deu a Regner a oportunidade de ajudar a construir o estádio do seu time do coração. 

- Eles pensaram que iam me contratar. Mas, não, eu quis trabalhar de graça. O projeto era muito modesto no início. O estádio, inicialmente, seria um anel, quase uma elipse. Depois, essa elipse foi aumentada em seu eixo maior, para aumentar a capacidade."



No terceiro programa resgatamos a figura de Abílio dos Reis, conhecido como garimpador de talentos. 
Garimpados por ele estão Carpegiani, Dunga, Sadi, Dorinho, Pontes, Mauro Galvão, Schneider, Cláudio Duarte, Sérgio Galocha, entre outros. 
Atletas do clube que tiveram a participação de Abilio na sua formação e burilados por ele foram Flávio Bicudo, Gilmar, Luiz Carlos Winck, Claudiomiro, Escurinho, Pinga, Caíco entre outros. Falcão foi um craque que foi treinado por ele.
E o nosso convidado foi o ex jogador Pinga que nos deu a honra de um depoimento emocionado de sua história de superação e da sua época defendendo o colorado.
Iniciou carreira na base do Inter e no jogo final da Copa do Brasil de 1992 sofreu o pênalti que deu origem ao gol do título, convertido pelo seu companheiro de zaga Célio Silva.

Pinga (a esquerda) com grupo da rádio - Rogério Stinieski (ao fundo), Ana Bicca,
Yzara Menegaz e Ernani Campelo.
No quinto programa, outra conversa maravilhosa foi com o ex-jogador Oldorelino Nunes Leal, conhecido como Dorinho. O ponta esquerda estreou no time principal colorado com 17 anos. Muito tranquilo e controlado foi sempre considerado um gentleman dos gramados.
E neste dia recebemos a notícia que ele doaria para o nosso acervo alguns documentos, fotos e recortes de sua carreira profissional no Inter. 
Algumas fotografias que foram doadas por Dorinho ao Arquivo Histórico SCI

Flâmula comemorativa doada por Dorinho ao Arquivo Histórico SCI
Para os próximos programas, queremos falar de um profissional que faz toda a diferença na forma que acompanhamos o esporte, o Cronista Esportivo.
Está na pauta entrevistas com convidados que fazem parte da história do clube e virão compartilhar conosco suas memórias!
Em 2019 tem 'Memórias Coloradas'!
Primeiro programa
Fontes: Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional





0 comentários:

Postar um comentário