quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Folclore: uma expressão social

Nosso mascote visitando a biblioteca do Inter e conhecendo um pouco da literatura que conta a sua história

Folclore é um conjunto de lendas, de contos, de mitos repletos de personagens que traduzem o vivenciar de uma determinada sociedade. 31 de outubro é o dia do folclore brasileiro. É o dia do SACI! 
Entre as muitas personagens do folclore brasileiro, cuca, curupira, boto cor-de-rosa, mula sem cabeça e outros, o SACI é o mais lembrado. E por qual motivo, esse moleque de uma perna só, com sua toca vermelha e fumador de cachimbo teria tanta expressão? 
A resposta talvez esteja na alegria que esta personagem emana. Ou talvez, por ser este moleque ser um símbolo de resistência...até mesmo por esta alegria natural. Não há tempo ruim para um SACI! Ele sempre dribla as adversidades, caçoa da tristeza e da desesperança fazendo com que a gente revigore as forças e faça valer a pena continuar a “peleia”. 
É nessa força mágica que transborda na figura deste moleque cheio de malandragens e artimanhas que o folclore nacional brasileiro se representa. Pois o brasileiro é e será sempre a resistência, a esperança, a força e o fazer de dias melhores! 
É por essa razão que esta personagem é o mascote do Clube do Povo. Por ser este menino um símbolo de luta e alegria.

A melhor forma de preservar o folclore é transmitindo aos  jovens as nossas histórias. E registramos este encontro entre as crianças do projeto Interagir e o mascote colorado onde puderam conhecer a verdadeira história dessa figura de resistência e luta por igualdade social e racial, que são marcas do Clube do Povo. 
Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional

0 comentários:

Postar um comentário