Bodinho |
Chinesinho
Bastante utilizado em jornais e revistas, este desenho que exagera as características pessoais é uma forma bem-humorada de representar as pessoas.
"A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII".Saiba mais
A revista Colorada na década de 1950, utilizava esta arte para ressaltar as características e mesmo homenagear os jogadores colorados. Mostramos aqui alguns atletas que foram representados e suas fotos. Na pesquisa da bibliotecária do SCI Ana Bicca tudo indica que a autoria dos desenhos é do Renato Canini, que na década de 1950 trabalhava para a Secretaria de Educação e era responsável pela ilustração da Revista Cacique, editada pela SEC/RS e colaborava com diversas publicações.
|
Os jogadores retratados:
Bodinho nasceu em Recife, mas veio para o Rio Grande do Sul para ser o meia-direita e centroavante colorado, no período de 1952 a 1959. Formou ao lado de Larry, uma das maiores duplas de ataque da história do futebol gaúcho. Fez parte da seleção Brasileira vencedora do Pan-Americano do México em 1956.
Sidney Colônia Cunha, conhecido como Chinesinho, nasceu em Rio Grande-RS em 1935 (algumas fontes apontam 01 de janeiro e outras 15 de setembro). Iniciou a carreira em sua cidade natal, atuando pelo Rio-Grandense-RS, e chegou a Porto Alegre em 1955. Atuou com a camisa do Internacional até 1958.
Danúbio
Barradinhas
Titico
Auhilto Burity Souza, nasceu em Rio Grande em 1935 o médio-esquerdo jogou no colorado de 1958 até 1959.
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Revista Colorada edições 1957/1958- Revistas disponíveis para pesquisa na Biblioteca Zeferino Brazil /FECI - Sport Club Internacional - 2º andar do Gigantinho
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/caricatura.htm
0 comentários:
Postar um comentário