sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Bote seu bloco na rua! Bote seu Bloco em casa! Bote sua alegria em alta!


Carnaval! A origem do termo tem duas possíveis nascentes: uma vem da idade antiga, onde egípcios, hebreus, gregos e romanos celebravam as colheitas e a fartura. Na Roma Antiga nas festas Saturnais -realizadas em honra a Saturno- os romanos usavam o carrum navalis (o mais antigo carro alegórico que se tem notícia) para desfilar com homens e mulheres nus; outra possível origem é a expressão latina carnem levare - que significa ficar livre da carne – em alusão a liberdade antes da quaresma (católica) que impunha restrições nos hábitos das pessoas. 
De qualquer forma, o Carnaval é um momento de celebração onde as pessoas festejam e se liberam num êxtase coletivo. De início, no Brasil, conforme eram as festas em Portugal (entrudo) os brasileiros brincavam com água nos dias de folia e a magia era molhar os blocos rivais. 
Mas entre blocos e folias, a brincadeira no Brasil só passou a contar com as marchinhas carnavalescas a partir dos anos 30 mas o ritmo já existia há muito tempo. “Ó Abre Alas” é considerada a marcha mais antiga feita para um bloco mas a maestrina Chiquinha Gonzaga compôs a “música para dançar” em 1899 para o bloco Rosa de Ouro, do Rio de Janeiro. 
Entre ritmos, blocos, foliões, Carnaval é agito total. E se faz parte da vida das pessoas expressa uma manifestação do social e vira estudo, e vira livro....

Quer conhecer um pouco mais sobre como surgiu a festa do carnaval? A Biblioteca do Inter tem diversos livros que contam esta história!

Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Livros disponíveis na Biblioteca Zeferino Brazil /FECI - Sport Club Internacional - 2º andar do Gigantinho

0 comentários:

Postar um comentário