terça-feira, 4 de abril de 2023

O mundo em 1909 📜⏳⏰

Jornal A Federação - Veja mais!
⏳ O que acontecia em 1909? Quando os irmãos Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe fundaram o Sport Club Internacional.

Porto Alegre tinha em torno de 120 mil habitantes. Administrada pelo intendente José Montaury estava em expansão, com ruas mais largas, iluminação pública.

O futebol não era o esporte mais popular, nos jornais tinha mais informações sobre o remo, o turfe e o ciclismo. 

E é neste tempo que inicia a história de paixão e vitórias do Clube do Povo! O texto da bibliotecária do Sport Club Internacional, Ana Bicca, conta um pouco sobre esta história!

Há 114 anos nascia um Clube com corpo e alma. Um Clube repleto, desde seus primeiros momentos, de participação social, um Clube nascido das emoções. Erigido na união das diferenças com alicerce de luta.

114 anos de SPORT CLUB INTERNACIONAL. Um clube que nasceu em uma Porto Alegre onde efervescia a modernidade e o crescimento. Um Clube que se elevava entre os ditames sociais e decretava igualdade e participação popular. Todos sabemos que os fundadores do INTERNACIONAL eram pessoas de todas as classes sociais, que se uniram em torno de uma prática esportiva, que se firmava no lazer social, forjando nessa atividade a oportunidade de inclusão e acolhimento.

Entender o contexto da sociedade que gerou este Clube é saber um pouco do que acontecia em 1909. Esta é a singela proposta deste texto, embasar sucintamente um pouco do muito que acontecia há 114 anos.

Em Porto Alegre, no ano de 1909, os velhos lampiões que iluminavam a cidade foram apagados pela última vez. Nesse ano a Cia. Fiat Lux passou a fornecer luz 24h para a cidade.

A Escola Técnica de Comércio foi fundada, dando opção de aprendizado. No turfe, o grande Prêmio Bento Gonçalves, foi disputado pela primeira vez junto ao Prado Riograndense que se situava na antiga rua 13 de maio, atual avenida Getúlio Vargas, ali onde hoje é a Secretaria Estadual da Agricultura.

No ano de 1909, o arquiteto francês Maurice Gras chegou ao Rio Grande do Sul e apresentou o projeto para a construção do Palácio do Governo do Estado. Que deu origem ao Palácio Piratini. A linha férrea do estado aumentava o percurso, partindo da região de Novo Hamburgo até a cidade de Carlos Barbosa.

Na área da ciência, a Faculdade de Medicina construiu, no terreno da Santa Casa de Misericórdia, o primeiro Instituto de Anatomia. E o jornalista Caldas Júnior empreendeu uma campanha através de seu jornal para auxiliar a construção do pavilhão na Santa Casa, que trataria dos enfermos por tuberculose.

                             Campo ao fundo, a direita - fonte   http://lealevalerosa.blogspot.com/search?q=1909

No Brasil, em 19 de setembro aconteceu a primeira corrida de automóveis, no circuito de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. E outros times de futebol foram criados neste ano. Por aqui, Porto Alegre crescia e junto com ela o mundo vivenciava reflexos de profundas mudanças. Na área desportiva, no mesmo ano que os brasileiros registravam o nascimento do Sport Club Internacional, a Alemanha via surgir o Borussia de Dortmund. Na Áustria nascia Peter Drucker, considerado o ‘pai’ da gestão por objetivos. Nos Estados Unidos as mulheres, trabalhadoras nas indústrias norte-americanas, realizaram a “Greve das 20 mil”, que reivindicava melhorias nas condições de trabalho.

https://www.dmtemdebate.com.br/22-de-novembro-de-1909-tem-inicio-a-greve-das-20-mil-importante-paralisacao-trabalhadora-de-trabalhadoras-mulheres/


No México, em 1909, ocorreu o levante de Emilio Zapatta e Pancho Villa. Nos EUA foi comemorado pela primeira vez o ‘dia das mães’. Fritz Hoffmann descobriu a borracha sintética e Leo Baekeland inventou a baquelite.
Revisitar acontecimentos, falar de inventos e movimentos sociais...onde entra o Nosso Sport Club Internacional nisso...? Entra em tudo. Pois podemos compreender um pouco do que viviam aqueles que fundaram o Clube do Povo do Rio Grande do Sul.
Este texto é uma tentativa, uma esperança de chegarmos um pouco mais perto da realidade que se fazia quando o Internacional nascia. O âmago deste Clube é o seu povo e suas vivências.

Parabéns aos COLORADOS, que carregam a essência de luta e igualdade.

Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Reportagem de Aleco Mendes – Revista do Inter nº 83
Livro Porto Alegre – Ano a Ano de Sérgio da Costa Franco

0 comentários:

Postar um comentário