segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Jornalismo Esportivo - Revista A Gazeta Esportiva Ilustrada 📖

📖  O jornalismo esportivo no Brasil tem suas origens no visionário Cásper Líbero, um homem que em 1918 assumia o Jornal A Gazeta e dava início a um novo modelo de comunicação em nosso país.
Esse visionário jornalista e desportista traz para o Brasil uma corrida de rua onde todos, independente de cor ou credo poderiam correr juntos – 1925 é criada a Corrida de São Silvestre- uma prática desportista inspirada na March Flambeaux francesa. Mas esta pequena informação histórica é o prelúdio para se abordar o surgimento de uma revista esportiva brasileira.










Depois de apresentar ao público um suplemento esportivo semanal no Jornal A Gazeta, em 1947 Cásper Líbero lança o primeiro jornal esportivo; A Gazeta Esportiva reconhecido como o jornal esportivo mais completo do Brasil. Que obteve uma aceitação notória do público leitor.
Com excelentes índices de aceitação e consumo no mercado, o jornalismo esportivo brasileiro ganhou em 1953 mais um veículo de difusão esportiva é criada a revista A Gazeta Esportiva Ilustrada.








Este briefing da história de um dos mais poderosos veículos de comunicação esportiva no Brasil, que deu origem a coberturas esportivas em todas as modalidades, tem a intenção de compartilhar com os leitores do blog que a Biblioteca Colorada, em seu acervo especializado na área desportiva, possui exemplares da Revista A Gazeta Esportiva Ilustrada. E este acervo está à disposição de todo pesquisador que tiver interesse em consultá-lo.







Ficou com vontade de saber mais? Ou quer só dar uma espiadinha no formato dos textos e na perfeição do design gráfico utilizado em 1953 nos editoriais brasileiros, encaminha um e-mail para biblioteca@internacional.com.br que será agendado um horário para que possas acessar, pessoalmente, estas raridades.



Inter, o Clube do Povo, promovendo a cultura desportiva e preservando a história e a memória do esporte.

Fonte: Biblioteca Zeferino Brazil
Texto: Ana Maria Froner Bicca – Bibliotecária do SCI e Yzara Menegaz- Arquivista do SCI

0 comentários:

Postar um comentário