terça-feira, 23 de abril de 2019

Biblioteca do Internacional um legado na literatura desportiva


No dia Mundial do Livro, no ano em que o Gigante da Beira-Rio completa 50 anos e o Internacional 110, como não falar da literatura desportiva. E falar em literatura é lembrar que o Sport Club Internacional mantém para toda sociedade, um legado eterno: a Biblioteca Zeferino Brazil. Setor que hoje se mantém junto a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional-FECI, mas que outrora, era parte da Divisão Cultural do Inter. A Biblioteca, criada em 1929, foi oficialmente apresentada aos Colorados no estatuto de 1944 (enquanto o mundo sofria em uma grande guerra, o Inter se preocupava em unir as pessoas através da cultura).
Mas qual motivo levaria um Clube de Futebol a ter uma Biblioteca, não há um motivo só, há milhares de motivos. Os motivos são as centenas de pessoas que fazem este Clube. Esporte é uma manifestação social. É vida. Vida é cultura, são livros...registros de vidas.     


Estas obras são exemplos destes registros. E estão à disposição da sociedade na Biblioteca Pública do Inter.
O acervo da Biblioteca Colorada dispõem de excelentes obras na área desportiva, mais precisamente do futebol. No dia Mundial do Livro, convocamos os amantes do futebol a conhecerem mais sobre este esporte, seus encantos e magia.

Fontes: Acervo Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Arquivista Yzara Menegaz - Bibliotecária Ana Maria Bicca
Livros disponíveis para pesquisa na Biblioteca Zeferino Brazil/FECI - 2º andar do Gigantinho

0 comentários:

Postar um comentário