sexta-feira, 5 de julho de 2019

O papa é gaúcho?

Quem lembra da passagem do Papa João Paulo II por Porto Alegre?
O jornalista Ernani Campelo fez uma viagem no tempo e trouxe este resgate histórico.
Podemos conferir todo o conteúdo no Canal do Inter, no programa Passado Alvirubro  e nas redes sociais do Sport Club Internacional.
A pesquisa feita no Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre trouxe um registro maravilhoso de um fato que marcou a todos os gaúchos. 
Em 1980, em sua primeira visita ao Brasil, o Papa João Paulo II entrou para a história do Rio Grande do Sul ao desembarcar em Porto Alegre. Foi a primeira e também a última vez que um Papa pisou em solo gaúcho. João Paulo II chegou a Porto Alegre no dia 04 de julho, mas foi o dia 05 que ficou na história de todos os colorados: o encontro com religiosos e vocacionados que ocorreu no Gigantinho.Veja mais!
O Papa visitou também a capela Nossa senhora da Vitória, inaugurada em 1980. Foi em uma procissão noturna que ocorreu a transferência da estátua da padroeira do Clube de sua antiga sede - Estádio dos Eucaliptos - para a nova morada.

Fotografias do papa: ARQUIVO HISTÓRICO DA CÚRIA METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE (AHCMPA)
(Série Visita do Papa a Porto Alegre, 1980)
As imagens foram referenciadas conforme a Série e numeração atribuídas no Arquivo.
Os créditos das fotografias são: Servizio Fotografico Arturo Mari (L’Osservatore Romano – Citta del Vaticano)
As imagens utilizadas da "Inauguração da Nova Capela do S. C. Internacional" foram doadas por Norma Prates, que recebeu o álbum do Ex-Presidente José Asmuz. Veja mais!
Texto/pesquisa:jornalista Ernani Campello
Fonte:Acervo Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil

0 comentários:

Postar um comentário