domingo, 19 de julho de 2020

O Alvorecer da crônica desportiva: futebol e cultura popular brasileira

O Rio Grande do Sul, com seu futebol combativo, tem a honra de em sua história esportiva, ser o estado brasileiro onde foi criado o mais antigo clube de futebol: o Sport Club Rio Grande. Em homenagem a este fato a Confederação Brasileira de Desportos ( atual CBF) escolheu em 1976 a data da fundação do SCRG para homenagear o futebol brasileiro - eis então que 19/07 ficou estabelecido como o Dia Nacional do Futebol.
Falar que o futebol é o esporte mais praticado no Brasil pode ser redundar na obviedade dos fatos. Todos sabem, todos vem e a maioria pratica. Não há um só canto neste país que não tenha um campo, campinho ou quadra de futebol. É mais que paixão, é futebol!
Este ano, para lembrar e honrar o 19/07, a proposta é revisar uma parte da história dessa paixão nacional: o despertar da crônica desportiva, os primórdios do jornalismo esportivo no Brasil. E para tratar do assunto abordaremos a personalidade futebolística de Mario Filho, na busca de homenagear o futebol brasileiro.
Mario Filho, um precursor da imprensa esportiva. Seu trabalho como repórter remonta os primórdios do século passado, no Jornal "A Manhã", onde junto com seu irmão Nelson Rodrigues era responsável pelas notícias veiculadas. Contudo o start para o jornalismo esportivo aconteceu quando em 1928, no jornal "A Crítica", Mario Filho, publicou na primeira página, como chamada principal, notícia do jogo entre Flamengo x Vasco. É claro que antes, inclusive aqui na imprensa gaúcha, os jogos eram anunciados, mas nunca numa primeira página ou como chamada principal.
Seja no jornal " Mundo Esportivo", no "O Globo" ou na Manchete Esportiva, Mario Filho semp
re foi um entusiasta do futebol brasileiro. Falar de futebol nos veículos de comunicação, jornais e rádio -na época-, passou a ter mais espaço e enfoque através de suas reportagens.
A genialidade deste jornalista agregou dois importantes aspectos simbólicos do imaginário coletivo brasileiro: samba e futebol. Foi ideia dele promover, em 1932, "o concurso de escolas de samba" do Rio de Janeiro. Evento este que deu origem aos desfiles de carnaval na Sapucaí. Cultura e esporte se manifestam interligados desde sempre, mas nunca antes de Mario Filho vimos serem abordados com tanto destaque e importância pela imprensa brasileira.
Enquanto isso acontecia na capital do Brasil, aqui no Rio Grande do Sul, o Sport Club Internacional vivenciava alegrias com a inauguração de seu estádio, o Eucaliptos. E começava a trilhar uma nova fase em sua história de glórias.
Em 1933 o futebol no Brasil tornou-se profissional. E nesse processo todo temos a participação primordial de Mario Filho. Como um maestro ele reuniu em seu trabalho jornalístico e empreendedor todos os aspectos que estruturam o futebol: o jogo, os atletas, as torcidas e suas manifestações culturais. Seu irmão Nelson Rodrigues, afirmava que Mario era o " criador das multidões".
O Torneio Rio- São Paulo, considerado o embrião do Campeonato Brasileiro, foi ideia de Mario Filho. Este, entre outros eventos desportivos, é obra do trabalho abnegado deste jornalista que deu " o pontapé inicial" no jornalismo esportivo do futebol brasileiro. Autor de várias obras, esse jornalista e escritor, nos legou a obra " O Negro no Futebol Brasileiro", considerada uma obra prima da antropologia do esporte.
Futebol é cultura. Futebol é social. Mario Filho comprova esta afirmação em toda sua obra e vida.

Texto: Ana Bicca - Bibliotecária/ SCI
Veja mais sobre a história do futebol: História do Futebol
Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Revista do Esporte, Gazeta Ilustrada 
O Anjo Pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. Ruy Castro
Revista Grandes Momentos do Esporte - Ed 02/1977
Revista Gigante Milionário 79 - Ed. 01
Revista Manchete Esportiva 8 - 14/01/1956
Disponíveis na Biblioteca Zeferino Brazil /FECI - Sport Club Internacional - 2º andar do Gigantinho*
*No momento fechada devido ao Isolamento Social

Foto Mário Filho:

0 comentários:

Postar um comentário