domingo, 4 de abril de 2021

Colorado, sinta-se em casa

Mensurar a grandeza e a força de uma instituição requer compreender o papel dessa instituição no contexto social em que ela se encontra.
Ao saudar 112 anos de vida do Sport Club Internacional, saudamos todos os feitos que faz esse Clube ser o Gigante que é. O INTER é um clube para além dos títulos regionais, nacionais, continentais e mundiais...e estamos olhando para certames futebolísticos somente.

Nesses 112 anos o SCI foi destaque em gestão administrativa (quando cuidava dos atletas antes mesmo do profissionalismo do esporte) e foi destaque em pódios de múltiplos esportes. Desde corrida de fundo a arremesso de pelota e dardo, no atletismo feminino e masculino, ou da prática do xadrez, do boxe, do karatê, do taekwondo, do judô, do basquetebol, do tênis, do handebol, do futebol de mesa, do futebol de salão e do futebol de campo, a dedicação e a entrega desportiva sempre foram marcas determinantes no Internacional. E este engajamento fez o INTER ser o INTER que é hoje.

Outra característica que sempre fez a diferença na história do Internacional é que ele sempre foi lume em práticas sociais. Desde sua origem o INTER congrega  em sua grandeza o acolhimento social sem distinção de raça, riquezas, credos, gêneros...desde sua origem todos estavam convidados a serem parte de uma associação desportiva do povo.  Do povo de Porto Alegre (1909) e de todos os lugares, nos dias atuais e para sempre.

1909, Porto Alegre se iluminava com os bairros que já dispunham de energia elétrica, a cidade festejava o cinema com o Cine Recreio Ideal, o bond elétrico circulava pela cidade, cafés e confeitarias eram os “points” mais requisitados, as sociedades de bailes Esmeralda e Venezianos proporcionavam momentos de dançantes alegrias à população. Porto Alegre desabrochava para o século XX  e seus poucos mais de 120 mil habitantes conviviam com uma economia que contava com pouco menos de 2.500 lojas, 154 fábricas e 149 oficinas. A cidade crescia e a população buscava encontrar seu espaço no contexto social. 

Parabéns Colorados!!! 

Parabéns INTER!!!!!

Ana Maria Froner Bicca 
Bibliotecária do SCI –CRB10-1310

Fontes:
Acervo do Arquivo Histórico e Biblioteca Zeferino Brazil – SCI
Acervo do Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho - Poa
Google.com/Maps


0 comentários:

Postar um comentário