quarta-feira, 23 de junho de 2021

Memórias Coloradas: sócio Pedro Gus

 O Sport Club Internacional é um clube de futebol cuja as vitórias e conquistas transcendem as linhas de campo. Em sua trajetória, como uma associação desportiva, o INTER é um exemplo claro de representação popular e tão logo social. Ser COLORADO e fazer parte do quadro social do clube é um sentimento de pertencimento que narra com veracidade a ligação entre torcedor e time. Um sentimento que externa uma paixão, um amor, uma significância de grupo, de equipe....

Hoje, quando nos despedimos do 60° sócio juvenil do Inter, associado na década de 40, enaltecemos todos os Colorados que constroem a grandeza da história do Clube do Povo. 
COLORADOS, vocês são a grandeza e a essência do Inter.
E para que possamos sempre contar a história do Sport Club Internacional, pedimos e convocamos todos a contarem a sua história COLORADA. Junte-se a nós fortalecendo a trajetória grandiosa do Inter, traga suas memórias documentais e mostre como é a grande e inabalável essa paixão pelo seu clube de coração.

Rafael Gus divide conosco esta memória colorada através do envio de um breve relato da vida de seu avô e imagens da carteira com data de 1943, sendo o sócio juvenil de número 60, e recibos de pagamento da mensalidade.
Pedro faleceu no dia 06/06/2021 com 89 anos, mas deixou viva a paixão pelo Inter através de sua família.


"Pedro Gus nasceu na capital, no dia 14 de agosto de 1931, sendo o segundo filho do casal judeu Fani e Gregório Gus. Casou-se com Matilde Groisman Gus, com quem teve três filhos, Diarna, Márcio e Jairo Gus.
Formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS em 1955, iniciou suas atividades profissionais como médico concursado socorrista no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). De 1956 a 1969, trabalhou nessa instituição, ocupando diversas outras funções, como cirurgião, chefe do Setor de Cirurgia, da Seção de Clínicas Especializadas e da Seção de Cirurgia e Traumatologia. Durante todo esse tempo, no entanto, nunca deixou de realizar plantões em cirurgia.
A trajetória de Pedro na Faculdade de Medicina é longa e repleta de reconhecimento por todas as ações feitas em busca de melhorias para a qualidade da educação e da infraestrutura. Ele foi professor titular de cirurgia, vice-diretor e, posteriormente, diretor da Faculdade de Medicina, entre 1997 e 2001. No Hospital de Clínicas, foi vice-presidente médico.
Pedro foi Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre no período de 2005 a 2007. Em reconhecimento à sua competência e empenho, recebeu da Câmara Municipal, em 2015, o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, em virtude de todos os avanços que realizou no sistema de saúde da cidade."

Rafael Coimbra Gus.

É extremamente importante para nós, do Arquivo Histórico, conhecer um pouco dessas pessoas que fizeram parte da história do clube,. Resgatar essas memórias é um dos objetivos do Projeto Preservando Tesouros Colorados, que visa ampliar o acervo documental sobre a história do Sport Club Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário