segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ata de 31/01/1929 - nasce o Conselho Deliberativo


Ata de 31/01/1929 - Abertura da reunião
⚽Ildo Meneghetti sempre esteve intimamente ligado ao Sport Club Internacional. Verdade é que após retornar a Porto Alegre, em 1922, voltou a ativa em sua trajetória Colorada estando junto ao clube em todas as partidas do time.
Em 1929 junto com Briareu Centeno é eleito para presidir o Internacional. E como herança, essa dupla de colorados teve que assumir um clube endividado, sem crédito e sem campo. Pois a Chácara dos Eucaliptos havia sido vendida e o Inter tinha prazo para desocupar a área. Poderia ser o fim do Sport Club Internacional. Mas essa dupla gigante da história colorada ao assumir o clube trouxe a solução através de atitudes organizacionais.
A organização administrativa que ocorreu no Inter foi o que salvou a instituição elevando-a a um novo patamar. A partir dela o Sport Club Internacional cresceu, adquiriu sede própria e se projetou para está infinita grandeza e potência esportiva que é nos dias atuais.
Ildo Meneghetti e Briareu Centeno, homens de visão e de um coloradismo basilar para a grandeza do Inter.
Texto: Ana Maria Froner Bicca- Bibliotecária do SCI

📜Em assembleia extraordinária é apresentado o novo estatuto do clube com novas diretrizes e a criação  do Conselho Deliberativo.
Fizemos alguns recortes de alguns trechos da Ata para ilustrar este momento importante.
✤Artº 92º - A Directoria fica autorisada a adquirir material desportivo para revendel-o aos socios, facilitando assim, a acqui, digo, facilitando assim, a sua acquisição por parte dos mesmos.
✤Artº 93º - A Directoria tomará todas as medidas necessárias, dentro dos deveres estatuidos, para o desenvolvimento e approveitamento dos “Infantis”, ficando para isso autorisada pelo presente artº.
obs.: Foi mantida a grafia da época:

Assinatura do presidente Ildo Meneghetti
Fonte: 
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Na Sombra dos Eucaliptos - Carlos Lopes dos Santos - Acervo da Biblioteca Zeferino Brazil/FECI

0 comentários:

Postar um comentário