quarta-feira, 13 de abril de 2022

As primeiras taças 🏆 🏆

Primeira taça  🏆




A taça exposta no Museu do Inter informa:
"Em 1911, no dia 07 de abril, em um torneio interno do Internacional Sport Club entre Blanco x Colorado. Blanco vence, mas não se sabe o placar. Taça mais antiga do acervo do museu."

Em 1912, em excursão a cidade de Pelotas por convite do S. C. União, na ocasião o clube recebeu sua primeira taça em competição fora da capital. O momento ficou registrado na história do clube em Ata suplementar de 13/04/1913, onde ficou gravado para sempre os nomes dos jogadores que foram protagonistas do grande feito! ⚽⚽
Time do Sport Club Internacional - 1912 
Fonte: Livro Rio Grande do Sul Sportivo/1919


Ata nº 1 de 13/04/1913

Transcrição:

Acta nº 1 - Supplemento 

Ainda na sessão de 13 Abril de 1913, fez varias propostas o consocio Argemiro Dornelles, sendo acceitas: a de inclusão nesta acta do nome dos jogadores nossos que visitaram officialmente a cidade de Pelotas em Agosto de 1912, epoca do centenario dessa cidade; eram elles os seguintes: Xavier Barbieri - goal keeper Felizardo Avila e Radagazio Pinto da silva - backs  Enrique Say - capt. Argemiro Dornelles e Wald. Castro - halves Julio Araujo, Simão Alves, Alvaro Ribas,  Pedro Chaves e Francisco Vares - forwards. Naquella cidade foram jogados dois matches, sendo o 1º com o S.C. União, vencendo o team nosso pelo eloquente score de 6-0.

O 2º match foi jogado com S.C. Pelotas, que sahiu vencedor pelo score de 2 – 1. O goal a nosso favor foi marcado pelo inside left Pedrinho Chaves. Ao nosso team o S.C. União offertou artistica taça, - a primeira que recebeu o Club; o S.C. Rio Branco, sociedade sportiva de Pelotas com a qual não foi possivel jogar-se devido a carencia de tempo, offertou ao team nosso um bem trabalhado buquet de flores naturaes. Ainda por proposta do mesmo consocio concedeu a assemblea incluir-se nesta acta o nome dos jogadores do 2º team que disputou vencendo o campeonato; são elles os seguintes: Sergio Sallenave,  Wakldemar Castro, Ary Terra Lopes, Argemiro Dornelles (capt) Darsis Gonçalves e Guilherme Flores da Cunha, Somão Alves, João Flores da Cunha, Pedro Pinto, Octacilio Fabricio e Carlos Silla.

 Porto Alegre, 14 de Abril de 1913

Antenor Lemos

Time de 1912 em frente à Escola de Guerra, hoje Colégio Militar em Porto Alegre

Fontes:

- Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
- Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco
Rio Grande do Sul Sportivo - Histórico dos Principaes Centros Sportivos do Estado, organizado por Edmundo de Carvalho e Antenor Lemos, ex-presidente do Sport Club Internacional.
- Livro Meu Coração é Vermelho - Ruy Carlos Ostermann - Ed. Mercado Aberto - Sport Club Internacional - Acervo da Biblioteca Zeferino Brazil/FECI

0 comentários:

Postar um comentário