sábado, 26 de março de 2016

Dica de Leitura: Archymedes Fortini - cidadão de Porto Alegre

Para homenagear os 244 anos de Porto Alegre, escolhemos uma dica de leitura de um personagem que foi marcante na vida cidade que reúne uma fascinante história com figuras ilustres como Archymedes Fortini, conhecido tanto como benfeitor como jornalista. Nascido em Argel, capital da Argelia, em 28 de julho de 1887, vindo para o Brasil com apenas dois anos. Chegou em Porto Alegre em 1899. Testemunhou de quase tudo, viu inclusive o nascimento do Sport Club Internacional. Figura importante na vida social da cidade. Laureado pela Câmara Municipal por unanimidade como 'Cidadão de Porto Alegre'. Foi o primeiro jornalista a escrever sobre futebol gaúcho, em 1912 fundou junto com Gustavo Bier a 'Revista Esportiva'.
Morreu em 1973 aos 85 anos deixando como legado livros sobre diversos temas,  como O Passado Através da Fotografia(1959), obra que está disponível na Biblioteca Zeferino Brazil.

Capa do livro 
Crônica

























Imagens: Livro, O PASSADO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA. Archimedes Fortini. 1959. Obra disponível no acervo da Biblioteca Zeferino Brazil
Fonte: O decano Archymedes Fortini: um grande benfeitor. Ernani de Carvalho Haeffner

0 comentários:

Postar um comentário