terça-feira, 25 de setembro de 2018

Cronistas esportivos - entre o coração e a razão no mundo dos esportes


No dia 25 de setembro de 1945, era fundada na sede da então Federação Rio Grandense de Futebol, a Associação dos Cronistas Esportivos de Porto Alegre, com o objetivo de reunir todos aqueles que escreviam sobre esportes nos jornais da capital do Rio Grande do Sul. Fundada por Luiz Miranda, Luiz Palhares de Mello, José Domingos Varella, Édison Pires, Xisto Vasques, Hugo Schmidt, Acélio Daudt, José Gomes de Oliveira, Amilcar Silveira, Amaro Júnior, Aparício Viana e Silva e Ruy Vergara Correa, elegeram Cid Pinheiro Cabral como primeiro presidente da ACEPA. 
Em 18 de dezembro de 1963, foi sancionado pelo Prefeito José Loureiro da Silva, o Decreto-lei nº 2651, o qual declarou de Utilidade Pública a Associação. Em 1978, por exigência da recém-criada Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE) houve a mudança do nome, de ACEPA para a denominação que é conhecida hoje: Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos. Veja mais: Veja mais.
Presidentes da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) Cid Pinheiro Cabral, Luís Palhares de Mello, Paulo Pedro Sartori, Rui Vergara Corrêa, Leonel Silveira, Manoel Fernandes Dias, Amaro Júnior, Aparício Viana e Silva Jorge Marimon Mendes, Jair Cunha Filho, Fernando Antônio Lemos Goulart, José Emanuel Gomes de Mattos, João Bosco Granatto Vaz, Marco Antônio Schuster, Carlos Alberto Maya Fruet, João Wianey Carlet, Jose Enedir Francisco, José Carlos de Oliveira Torves, João Antônio Lopes Garcia, José Odoraldo Medeiros Pinheiro, Marco Antônio Pereira da Silva, Haroldo Mendes dos Santos, Carlos Edgar Fontoura Vaz, Associados Beneméritos – Homenageados Arquimedes Fortini Balbino, Ermida Tulio de Rose, Cícero Soares, José Domingos Varella.
Dois cronistas colorados se destacam no início da Associação, Cid Pinheiro Cabral e Archimedes Fortini, que apresentamos uma breve biografia.
Detalhe página - revista Grandes Momentos do Esporte 8

Archymedes Fortini conhecido tanto como benfeitor como jornalista. Nascido em Argel, capital da Argelia, em 28 de julho de 1887, vindo para o Brasil com apenas dois anos. Chegou em Porto Alegre em 1899. Testemunhou de quase tudo, viu inclusive o nascimento do Sport Club Internacional. Figura importante na vida social da cidade. Laureado pela Câmara Municipal por unanimidade como 'Cidadão de Porto Alegre'. Foi o primeiro jornalista a escrever sobre futebol gaúcho, em 1912 fundou junto com Gustavo Bier a 'Revista Esportiva'. 
Foi no jornal Correio do Povo, onde atuou por mais de 65 anos e foi diretor da seção esportiva por vinte anos, que desenvolveu sua trajetória noticiando o esporte e difundindo o futebol. 
Antes, Archymedes aos 14 anos já estudava e trabalhava. Iniciou como entregador de carne, vendedor de vassouras, atendente da Casa de Fumo Pavão, servente do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, pedreiro. Fez curso de taquigrafia. 
Como presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa, construiu a Casa do Jornalista. 
Quando completou 50 anos de atividade jornalística, em 1957, foi homenageado pela Prefeitura de Porto Alegre, com a comenda de “Cidadão de Porto Alegre" devido aos serviços prestados a comunidade portoalegrense. Entre as décadas de 1950 e 1960 , publicou suas obras acerca de temas dos quais escreveu na sua vida profissional de jornalista. A maioria dos livros, produzidos pelo jornalista, obras que tratam de Porto Alegre e seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. importante e extensa da história do Estado.

Cid Pinheiro Cabral nasceu em São Luiz Gonzaga, no dia 5 de maio de 1915, filho de José Augusto Inácio Cabral e Maria Manoela Pinheiro Cabral mudou-se para Porto Alegre ainda criança. 
Ingressou na carreira jornalistica no Jornal A Nação em 1941 e também passou pela Cia. Jornalística Caldas Jr., Agence France Presse e por último a RBS. No jornal Correio do Povo, onde trabalhou por 34 anos, imortalizou a coluna De Fora das Quatro Linhas, considerada temida e respeitada por todos que a liam. 
Cid Pinheiro Cabral, torcedor assumido do Internacional, fato raro na crônica gaúcha, desempenhava um papel de torcedor e cobrador dos assuntos relacionados com o Inter, mas sempre o exerceu com fidalguia e honestidade diante do seu texto primoroso, exercendo um certo ciúme de parte da torcida gremista que se dilacerava com seus textos ácidos e provocadores. 
Participou da fundação da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), da qual foi o primeiro presidente. 
Irmão de Ephraim Pinheiro Cabral, presidente do Clube nos anos de 1951, 1952, 1960, 1966 e 1967. Ele foi o vereador que batalhou nos anos 1950 para que o Internacional conseguisse a área para o Beira-Rio através do Projeto nº63/56 que foi aprovado em 09/10/1956.

Fontes: Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Grandes Momentos do Esporte nº 8 - disponível para pesquisa na Biblioteca Zeferino Brazil/FECI - 2º andar do Gigantinho
Sport Club Internacional

Associação Dos Cronistas Esportivos Gaúchos
Leonardo de Oliveira Conedera - Doutorando de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)



0 comentários:

Postar um comentário