segunda-feira, 19 de julho de 2021

Ildo Meneghetti o *Patrono do Internacional

Em entrevista, no ano de 1974,o Sr. Meneghetti afirmava que sua função naquele momento era buscar harmonizar os ânimos sempre que lhe chamassem e apoiar as deliberações que contribuíssem para o crescimento do Internacional. Este Sr. COLORADO então com 79 anos, tinha em seu currículo a honra e o mérito de ser o patrono do Sport Club Internacional.
Porto alegrense, filho de imigrantes italianos, estudante do Ginásio Anchieta e da Escola Brasileira, em 1910 começou sua trajetória colorada ingressando no quadro social do Club na categoria de filhote. Um ano depois já era subdiretor desta categoria, dividindo com Carlos Kluwe (diretor presidente) a responsabilidade de dirigir os filhotes colorados. Segundo depoimento do patrono , sua chegada ao clube foi tentando ser jogador mas era um ¨extrema-direita¨ muito fraco e quando foi eleito subdiretor começou sua vida na administração do Inter. O SCI tinha dois anos de vida.
Ildo Meneghetti, formado em engenharia pela Faculdade de Engenharia de Porto Alegre, presidiu o SCI por sete vezes, sendo cinco delas em consecutivo. Logo ao assumir, já vivenciou problemas com a Federação Rio-Grandense de Futebol, presidida por seu amigo, o colorado Antenor Lemos (que já havia presidido o clube). O Inter rompeu com a Federação e a amizade estremeceu. As questões que se somaram na gestão de Meneghetti eram de ordem financeira e de estrutura, pois o Inter não tinha uma sede.
Ata da primeira eleição de Ildo Meneghetti como presidente em 1929

E aí se dá inicio ao legado imensurável deste Colorado. Ildo Meneghetti, com sua habilidade em lidar com as diferenças, agregou colorados com as mais diversas aspirações e os conciliou para um objetivo único e maior: o Sport Club Internacional. E de sua capacidade de lidar com as diferenças, Ildo Meneghetti conseguiu que tivesse, o Inter, sua primeira casa própria: o Estádio dos Eucaliptos.

Quando, na necessidade de se reestruturar o Eucaliptos-pós Copa de 50 - pois faltava lugares aos torcedores colorados, Ildo Meneghetti somou forças na batalha da área junto as águas do Guaíba, área que hoje tem o Gigante da Beira-Rio. Mas de 1950 até 1969, quando da inauguração do novo estádio, as batalhas foram intensas para se obter a doação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Sr. Ildo Meneghetti sempre acompanhou de perto, fazendo questão de com sua autoridade pública (foi prefeito de Porto Alegre e governador do Estado) conciliar todos os interesses em bem do povo e do Clube do Povo.
Dr. Meneghetti foi o criador do chavão GRENAL é GRENAL. Segundo ele isso respondia a qualquer questão pós GreNal e preservava a imagem do esporte. Esta elegância em educadamente exercer uma retórica mais incisiva, fez de Ildo Meneghetti um homem de união e ação pelo seu Internacional.

Estatuto de 1944

*Indivíduo notável que defende uma causa, uma entidade, uma pessoa; protetor.
Fonte: Acervo da Biblioteca Zeferino Brazil/FECI- Sport Club Internacional
Arquivo Histórico do Sport Club Internacional

0 comentários:

Postar um comentário