Glória do desporto nacional!

Oh, Internacional

Que eu vivo a exaltar

Levas a plagas distantes

Feitos relevantes

Vives a brilhar

Correm os anos, surge o amanhã

Radioso de luz, varonil

Segue a tua senda de vitórias

Colorado das glórias

Orgulho do Brasil

segunda-feira, 7 de julho de 2025

E o Gre-Nal do avião?? ✈



Recortes do Jornal Correio do Povo, edição de 30/07/1935

Assim, o jornalista Ernani de Lorenzi Campelo analisa a publicação que alguns trouxeram a narrativa da interferência do avião que sobrevoou o estádio no momento do jogo, como sendo motivo do resultado final da partida:
"MEMÓRIA- Jornal Correio do Povo de 30 de julho de 1935, com a cobertura do GRE-NAL 44, disputado em 28 de julho no estádio Eucaliptos, com empate em 1 a 1. Durante o jogo, um avião sobrevoou o estádio numa cena incomum para a época, mas a aeronave em NADA interferiu no placar do jogo ou nos lances dos gols, que foram bem detalhados pelo Correio do Povo em sua ampla cobertura."

O árbitro do clássico, que teve a atuação elogiada pelo jornal Correio do Povo, foi Ernani De Lorenzi, avô do jornalista Ernani de Lorenzi Campelo.
Ficha de jogo: Coletânea  Hélio Dias

Na coletânea dos registros de jogos, o Gre-Nal número 44, teve seu resultado de empate, com gols de Mancuso pelo colorado e Castillo pelo Grêmio. Não tendo nenhuma observação quanto a qualquer interferência para o resultado da partida.

Fontes:
- Recortes e ficha do juiz Ernani de Lorenzi - Acervo jornalista Ernani de Lorenzi Campelo 
Publicado originalmente em: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=3204127519680431&id=100002496435258&rdid=jpX2CkMzRozTDY28#
- Coletânea Hélio Dias - Acervo Núcleo de Memória do Sport Club Internacional