PRESERVANDO TESOUROS COLORADOS

A FECI – Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional – através das Divisões da Biblioteca e Arquivo Histórico realiza o trabalho de recuperação, tratamento e disponibilização de obras e documentos que guardam a história do Sport Club Internacional.

Com a preocupação de salvaguardar a memória colorada, estas Divisões trabalham na organização documental da gloriosa trajetória do Sport Club Internacional, através do projeto Preservando Tesouros Colorados.

OBJETIVO GERAL

Ampliar o acervo documental sobre a história do Sport Club Internacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Receber doações de livros, documentos e objetos que tratem sobre esportes em geral; futebol e principalmente sobre o clube;
  • Preservar estas doações como registros de memória, para que as futuras gerações tenham acesso ao patrimônio cultural do Sport Club Internacional;
  • Divulgar as ações das Divisões do Arquivo Histórico e Biblioteca, compartilhando com a sociedade em geral, disponibilizando estes espaços na promoção da educação da cultura e da história esportiva.

JUSTIFICATIVA

Preservar a história é fator decisivo na construção do futuro. O Sport Club Internacional em sua trajetória na sociedade sul-riograndense e brasileira tem um importante legado na área desportiva e cultural.

O Clube conta em sua estrutura com uma Fundação, pioneira em clubes de futebol no Brasil, cuja natureza e objetivo é o fomento a cultura, educação e socialização, confirmando sua hegemonia ao fazer-se presente em todos os segmentos da sociedade.

OPERACIONALIDADE

O projeto tem previsto três módulos operacionais:

  • Recebimento de doações – serão identificadas;
  • Tratamento – as doações receberão tratamento (classificação; indexação e possível digitalização)
  • Difusão – através de meios virtuais (site, blog, etc) ou físicos (livros, materiais promocionais).

PARTICIPE DA CAMPANHA! 

As doações serão recebidas na sede da FECI – Av. Padre Cacique, 891 - Gigantinho – 2° andar. 

2 comentários:

  1. marcelo vinicio souza de farias5 de maio de 2015 às 01:16

    Tenho a revista do inter ano 1 numero1 ,queria saber se o clube tem esse exemplar,esta em otimo estado inclusive com um cupon anexado a ela,decada de 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, aceitamos a doação do exemplar! A Biblioteca do Clube fica no Gigantinho e seu acervo conta com inúmeras revistas, das quais o Arquivo Histórico utiliza para pesquisa. Seria de grande interesse!

      Excluir