Enquanto o mundo vivia assombrado com a triste realidade da segunda guerra, no Brasil, gaúchos notáveis somavam forças para edificar uma ação que até os dias de hoje ainda é pioneirismo na história do futebol brasileiro: a fundação de uma Biblioteca em um clube de futebol.
Resultado de um pequeno acervo que nasceu nos anos 20, do século passado, a Biblioteca do Sport Club Internacional é consolidada em 04 de abril de 1944 na gestão do então presidente Sr.Abelard Jacques Noronha e teve como paraninfo o historiador e escritor Olyntho Sanmartin.
Em 1972 este espaço de cultura e educação passou ser a primeira Biblioteca privada de acesso público e em 23/10/1974 através da Divisão Cultural do Departamento de Relações Sociais foi cadastrada junto ao Conselho Estadual de Cultura.Notáveis Colorados como os Srs. Saul Totta, Jorge Olavo Vianna Blessmann, Jorge Salis de Castro, Álvaro Menezes, Olynto Sanmartin, Gildo Russowski e Diogo Antônio Pastor consolidaram a estrutura sócio-cultural do ‘Clube do Povo’ e disponibilizaram à comunidade um espaço de acesso a cultura.
Em 1991 a Biblioteca do Internacional passou a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul e no ano de 2010 obteve sua inscrição junto ao Sistema de Bibliotecas Públicas Brasileiras fornecido pela Fundação da Biblioteca Nacional. A Biblioteca organizou-se tecnicamente com a gestão do Sr.Alberto Aveiro Campos, bibliotecário da PUC, que ocupou-se de processar as obras doadas na ocasião de sua abertura à comunidade em geral.
Atualmente a Biblioteca é uma divisão da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional e localiza-se no 2ºandar do Gigantinho, abrangendo uma área de 1.200m². O acervo da Biblioteca conta, hoje, com aproximadamente 82 mil obras dos mais diversos gêneros e também com uma coleção especial na área do esporte com ênfase na história do futebol e do Sport Club Internacional.
Entre as suas ações culturais estão o Letrinhas Coloradas, destinado às crianças do Projeto Interagir, e o Cidadania Globalizada que destina-se a atender a terceira idade.
O Sport Club Internacional é Campeão em tudo, pois suas conquistas ultrapassam as quatro linhas e promovem, conjuntamente, o enriquecimento da cultura em nosso país.
Elaboração: Ana Maria Froner Bicca- Bibliotecária do S.C.I. – CRB10/1310
0 comentários:
Postar um comentário