quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Grandes Jogadores do Internacional: Claudiomiro e Gilson Porto

Hoje o Arquivo Histórico apresenta um pouco da história de dois atletas que deixaram sua marca no Sport Club Internacional no mesmo dia: 06 de abril de 1969, inauguração do Estádio Beira Rio. Claudiomiro Estrais Ferreira e Gilson Pereira Porto marcaram os dois gols na vitória do Internacional contra o Benfica por 2 x 1. 

O atacante Claudiomiro nasceu em 03 de abril de 1950, em Porto Alegre. Autor do primeiro gol no Beira-Rio, chegou ao Inter em 1964, um mês antes de completar 14 anos. Foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de Juvenis de 1967, mesmo ano em que foi promovido à categoria Profissional do Internacional. 

Jogou sua primeira partida nos profissionais ainda com 16 anos, e se destacou com o chute forte, uma das características que lhe rendeu o apelide de "Bigorna".

Sua marca definitiva na história do Internacional foi aos 24 minutos do primeiro tempo no jogo de inauguração do Novo Estádio Colorado. Claudiomiro, que havia completado 19 anos três dias antes, subiu de cabeça e marcou o primeiro gol do estádio Beira-Rio. Foi Campeão Gaúcho pelo Internacional entre os anos de 1969 e 1974. Abaixo podemos conferir uma das fichas do atleta na Federação Rio Grandense de Futebol:

 
Fonte: Departamento de Futebol.

O gol de empate do Benfica veio aos 23 minutos do segundo tempo, marcado por Eusébio. Quatro minutos mais tarde Gilson Porto, de falta, garantiu a vitória colorada contra o adversário português. 

Além desse gol marcante na inauguração do Beira Rio, Gilson havia marcado também na despedida do Estádio Ildo Meneghetti, mais conhecido como Eucaliptos, antiga casa colorada. O jogo disputado contra o Rio Grande, acabou em 4 a 1.

Gilson Pereira Porto nasceu em Feira de Santana/Bahia em 14 de fevereiro de 1944. Desembarcou em Porto Alegre em 1969 e ajudou o Inter na conquista do Campeonato Gaúcho daquele ano. Abaixo podemos ver sua ficha de inscrição na Federação Rio Grandense de Futebol:

Fonte: Departamento de Futebol.

Abaixo a foto dos Campeões de 1969, onde podemos ver Gilson Porto e Claudiomiro, além de outros atletas que fizeram história no Sport Club Internacional:
Fonte: Sport Club Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário