segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Para lembrar e agradecer

           
Para Lembrar e Agradecer     
     À Henrique Poppe Leão,

    Henrique, permita-me chamar-te assim, filho de Henrique Poppe Girão e Leonilda Madeira Poppe, nascido em Niterói/RJ. Quis o destino que tu viesses para o sul do Brasil e aqui deixasses teu maior legado. Junto aos teus irmãos e unindo-te a outros co-irmãos (em ideários)cunhaste o alicerce desta “senda de vitórias”: o Sport Club Internacional.
    Eras um apaixonado pelo social, intelectual, enérgico e participativo. Graças a tua postura idealizadora levaste avante a idéia de fundar um clube. O nosso Sport Club Internacional. Pelos principais jornais do país a tua marca ficou, trabalhaste no “Estado de São Paulo” tendo como colegas nada mais do que Euclides da Cunha, Olavo Bilac e Monteiro Lobato. Eras um escritor. Mas em Porto Alegre trabalhavas no comércio. Foi através de teu amigo Graciliano Ortiz que  entraste para o funcionalismo público o que te permitiu dedicação maior ao jornalismo. Foste um propagandista do futebol. Eras repórter esportivo do jornal “O Diário”, diretor, editor e redator do semanário “A Rua” e repórter do jornal “A Federação”.
      Graciliano Ortiz, teu padrinho e apoiador, também era o pai de Maria Conceição, que viria a ser sua esposa. Casaram-se em 27/11/1909. Não tiveste filhos, contudo tens perpetuado a maior das dinastias, a Família Colorada.
    Há cem anos, no dia 14/08, o Sport Club Internacional perdia um de seus fundadores. Henrique Poppe Leão faleceu aos 41 anos de idade. O Internacional perdia seu orador, seu fundador, seu entusiasta maior;
 o mentor desta potência Internacional.
     É Henrique...não viste a conquista de Nosso primeiro Estadual (07/09/1927), nem a confirmação de teu clube ser o Clube do Povo quando em seu elenco jogou o primeiro afro-descendente, Dirceu Alves (1928).
Não viveste a conquista de nosso primeiro estádio, o Eucaliptos, mas certamente a força de seu ideário, na origem deste Clube, esteve presente em mais esta conquista. Sim Henrique, teu Clube sediou Copas do Mundo de Futebol, conquistou todos os rincões deste país,e como se confirmando o feito de levar “a plagas distantes feitos relevantes”, conquistamos a América (por duas vezes) e o Mundo, confirmando a internacionalidade do Teu Internacional.
       Obrigada Henrique Poppe Leão. Somos os frutos de teu ideário.


                                                                       
                                                                       Colorados  Agradecidos.
                                                                                                                                                                 
       Ago/2016                                         
Por: Ana Maria Froner Bicca - Bibliotecária CRB10 1310                                                                                                           

0 comentários:

Postar um comentário