quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Internacional: um futebol para todos

Todo Colorado sabe que seu time sempre foi a expressão de uma imensa conjunção de todos. De todos os sentimentos, de todas as cores, de todos os credos, de todo o social. A história do Inter passa pela integração das mais puras emoções. Inter é futebol, é cultura e é social.
O Internacional é de todos. É pura paixão, coração na mão, olhos atentos perseguindo a bola que traça seu destino nos pés dos jogadores. É a esperança. São momentos únicos firmados em coletivo. É a voz e a vida de sua torcida.
Nosso Inter é também a solidão do gol que faltou, do grito que ficou contido no peito (implodindo a mente em muitos...e se ). O Inter é a cantoria dos torcedores conclamando a grandeza a se fazer presente sempre. Pois o Internacional é grande. 
Falar de tantos sentimentos é necessário quando se quer convidar  todos à compartilharem um pouco de nossa origem. Pois ela é de todos. Ela é da Ilhota- da Rua Arlindo- , dos Campos da Redenção, da Chácara dos Eucaliptos, do eterno Menino Deus (Eucaliptos e Beira-Rio). E é nesta mescla de lugares, de onde se vê constituir toda uma cidade e seu Povo. O Internacional é da Academia, das letras e dos saberes e também do samba. Da cultura de seu povo. E para seu Povo.





















Compartilhar nossa origem é conhecer Luiz Carlos Machado, nosso eterno Escurinho. Bom de bola (cabeceava como ninguém), entrava para decidir...bom de viola e de prosa. Elegância era seu forte (sempre na beca). Nosso Escurinho tem suas raízes nas raízes coloradas. E as raízes de nosso Inter é Todo seu Povo.
Saiba mais sobre tudo isto na obra do Jones Lopes da Silva, No Último Minuto - a história de Escurinho: futebol, violão e fantasia*. 
Texto: Ana Maria Froner Bicca
Fonte: Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
*O livro está disponível para pesquisa na /Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional



0 comentários:

Postar um comentário