terça-feira, 25 de junho de 2019

Sport Club Internacional um CLUBE FEITO POR TODOS

Fonte: Matéria publicada em 14/07/2018 por João Fellet BBC News Brasil - A época em que a seleção brasileira era formada por filhos de imigrantes - Veja em: BBC - Seleção Brasileira
Brasil, terra de muitas gentes. Raças, credos, cores...e essências.Brasil multiétnico. E em nossos prazeres e paixões, costumes e manifestações culturais e esportivas, não seríamos diferentes. O Internacional não seria diferente. Este é o Clube de todos...Este é o Clube do Povo. De todas as raças, de todas as etnias...por isso INTERNACIONAL. Este é um clube verdadeiramente brasileiro.
E quando aqui em terras tão orientais para o centro do país, jovens comerciantes, estudantes, biscateiros, músicos, trabalhadores de todas os afazeres e classes sociais, tendo por inspiração a história de um Internacional Paulista, fundaram o alicerce do Clube de Todos no Rio Grande do Sul, sabiam que este seria por todos e para todos. E foram descendentes de negros, portugueses, italianos, alemães, brasileiros em essência e alma que construíram a grandeza do Inter do Povo.
No dia de hoje, onde saudamos os imigrantes, agradecemos por todos que fizeram história ao construir a história do Sport Club Internacional cuja origem é a integração de todos os povos numa irmandade maior de convivência através da prática esportiva.
                          Árvore Genealógica do Futebol Brasileiro-Gazeta Esportiva Ilustrada

A importância deste fenômeno migratório é analisada através do texto' Olhar de Fortini: a presença italiana nas crônicas de Porto Alegre' de Leonardo de Oliveira Conedera  que caracteriza como "...um fenômeno complexo dentre os inúmeros existentes no espaço urbano. As cidades registram uma mobilidade permanente onde atuam diversas dinâmicas. O historiador da imigração precisa-se explorar os vários tipos de fontes disponíveis para reconstruir os percursos de um grupo migrante em um determinado meio." Leia maisAtravés das  crônicas realizadas por Archymedes Fortini, na primeira metade do século XX, falando a respeito da coletividade italiana e seus personagens. 
Conhecido tanto como benfeitor como jornalista, Fortini representa bem esta construção multiétnica da nossa história esportiva. Nascido em Argel, capital da Argelia, em 28 de julho
de 1887, vindo para o Brasil com apenas dois anos. Chegou em Porto Alegre em 1899. Testemunhou de quase tudo, viu inclusive o nascimento do Sport Club Internacional. Figura importante na vida social da cidade. Laureado pela Câmara Municipal por unanimidade como 'Cidadão de Porto Alegre'. Foi o primeiro jornalista a escrever sobre futebol gaúcho, em 1912 fundou junto com Gustavo Bier a 'Revista Esportiva'. 
Fonte:Acervo da Biblioteca Zeferino Brazil/Arquivo Histórico SCI

0 comentários:

Postar um comentário