quinta-feira, 25 de julho de 2019

Pensar é Transgredir, Escrever é Libertar-se

Hoje o dia é de todos os escritores brasileiros. Desde 1960 temos este dia como data marco para saudar todos os que nos libertam e nos permitem alçar voos para além do imaginável. A Biblioteca Zeferino Brazil, única biblioteca de utilidade pública em um clube de futebol, com seu acervo composto por mais de 80 mil exemplares, homenageia aqueles que conseguem fazer de nossos cotidianos uma obra de intensidades literárias.
Poderia elencar inúmeros nomes, que guardados ao assinarem suas obras, constituem o acervo desta maravilhosa biblioteca mas o hoje o dia será para agradecer pela intensa obra da escritora Lya Luft.
Natural de Santa Cruz do Sul, Lya Luft começou sua trajetória nas letras em 1960, com poesia. Desde então não parou mais, são ensaios, crônicas, contos, romances...em sua obra a intensidade da vida humana e de todas as coisas é matéria prima. Como ela mesmo afirma em sua obra quando coloca que “até o último suspiro a vida é um processo” ou em outra fala em que nos diz que “ viver deveria ser -até o último pensamento e derradeiro olhar- transformar-se”, Lya é provocativa. Busca nos tirar da acomodação, nos incita a irmos...em busca de nós.
E como não bastasse somente escrever...Lya Luft é tradutora. Através de muitos outros escritores ela continua a nos alimentar a alma. Conheci Hermann Hesse, Thomas Mann, Doris Lessing entre outros através dela (obrigada Lya).
Até este momento, ainda não tinha a certeza do motivo de tê-la escolhido em meio aos milhares de nomes do acervo, agora sei...é por esta mulher de 80 anos continuar - em um mundo tão inóspito como o nosso se tornou- a acreditar que a vida vale a pena. Que através das suas infinitas manifestações a vida é o que cada um escolhe e faz para ser feliz.
Conheça Lya Luft, a biblioteca do Inter lhe espera. São mais de dez títulos a sua disposição.
Texto/pesquisa: Ana Maria Froner Bicca- Bibliotecária do SCI
Fonte:Acervo Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil

0 comentários:

Postar um comentário