quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Uma vida de futebol

Carteira de Sócio/1962
05 de setembro de 2020, no mesmo dia em que completava 82 anos, Emídio Odosio Perondi encerrava um ciclo fazendo a passagem para a eternidade.
Este gaúcho nascido na cidade de Jóia, sempre teve o futebol como uma paixão incansável. Com 17 anos defendia o São Luiz de Ijuí ao lado do pai de Dunga, Edelceu Verri. Em 1958 jogou no Palmeiras ao lado de Ênio Andrade e Chinesinho.
Na década de 60 foi dirigente do São Luiz onde deixou um legado de 20 anos: construiu o estádio 19 de outubro. Seu carisma e trabalho fez com que fosse eleito vereador em 63 e logo em seguida prefeito de Ijuí. No ano de 1979 foi eleito deputado federal, cargo exercido até 1987. Emídio tinha como plataforma política projetos de desenvolvimento da agricultura brasileira e controle da natalidade. Duas questões extremamente contemporâneas a todos os brasileiros.
Perondi e Dallegrave
Foi através de Arthur Dallegrave que Perondi aceitou o convite para ser conselheiro do Club de seu coração: o Sport Club Internacional. Colorado desde jovem, esse colorado trabalhou muito na campanha da construção do Beira-Rio. E foi o responsável, em 1981, por trazer para o Inter os jogadores Dunga e Paulo Wissman.
De 1991 a 2004 ele foi presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Por todos os serviços prestados em sua gestão recebeu da FIFA a Comenda João Havelange.
O prestígio do futebol gaúcho se consolidou com o trabalho deste colorado a frente da FGF. Reestruturação do departamento de arbitragem, com destaque a nomes como Carlos Simon e Renato Marsiglia que apitaram Copas do Mundo de Futebol. Investimentos no departamento amador dando destaque as categorias de base com competições que adquiriram prestígio nacional e internacional sendo reconhecidas pela CBF e FIFA como resultado de uma gestão de insumo a novos talentos no futebol. A campanha " Futebol sem violência" que resultou no reconhecimento do RS como um estado com menor indice de ocorrências violentas nos estádios. Campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos aos necessitados, Campanha de Combate as Drogas, Concurso Musa do Futebol Gaúcho e outras ações que enfatizaram o lado social da prática desportiva.
O futebol gaúcho cresceu e se afirmou no cenário nacional e internacional. O interior estruturou suas organizações desportivas conquistando avanços importantes como por exemplo o Juventude sendo Campeão Gaúcho de 1998 e da Copa do Brasil em 99; o 15 de Novembro sendo vice campeão do Gauchão em 2002/2003.
Emídio Odosio Perondi, um gaúcho COLORADO, um desportista, um atleta, um homem que fez de sua vida um legado ao Futebol Gaúcho.
Tua vida, Perondi, não se encerrou. Ela está eternizada na prática desportiva do teu Rio Grande do Sul. Obrigado por tudo.
Texto Ana Bicca - Bibliotecária/SCI

Fonte:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil/Sport Club Internacional
Revista Goool n°103/2004 - Disponível na Biblioteca Zeferino Brazil /FECI - Sport Club Internacional - 2º andar do Gigantinho*
*No momento fechada devido ao Isolamento Social

0 comentários:

Postar um comentário