segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Museu do Inter: a importância do acervo para a realização de ações educativas

Podemos dizer que vários elementos são necessários para compor um museu, porém um deles se mostra muito importante na hora da elaboração das atividades do setor educativo: o acervo. A partir deste elemento podemos elaborar diversas atividades, conhecer um pouco mais de um fato, uma época ou até mesmo uma pessoa. Sendo responsável pelo atendimento ao público e pelos projetos pedagógicos do Museu do Inter, o setor educativo tem como um de seus suportes para elaboração das atividades o acervo presente na instituição, divulgando a história do clube através de ações educativas e recreativas junto à comunidade.

Como exemplo destas práticas, podemos citar a parceria feita entre a divisão de Biblioteca da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI), e o Setor Educativo do Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco, o qual realizou algumas atividades com as crianças que participam da oficina Letrinhas Coloradas, coordenada pela bibliotecária Ana Bicca.

Apesar de estar fechado para o atendimento ao público, o museu continua realizando atividades internas e com o acervo. A partir de oficinas já elaboradas pela equipe, foram feitas ações educativas abordando questões como a importância do trabalho em grupo e a função de cada jogador em campo, com a Oficina Minicraques, e a história do clube com a contação da história “Chica, a cabrita da sorte”.

A Oficina Minicraques, além de trabalhar as questões citadas acima, visa refletir sobre o futebol e a construir, de maneira participativa, novos conhecimentos. A proposta lúdica se concretizou com a confecção dos ‘minicraques’, bonecos em E.V.A. com o rosto dos jogadores, e com a construção de um painel em feltro contendo a escalação tática proposta pelas crianças para o time. Nesse momento, cada um tornou realidade o sonho de ser jogador de futebol, demonstrando sua preferência por cumprir a função de ídolos como D’Alessandro, Leandro Damião, Muriel, entre outros.

Já com a contação da história “Chica, a cabrita da sorte”, as crianças puderam conhecer um pouco mais da história do clube e de um dos mascotes do time: a cabrita Chica. Para confecção da história, foram utilizadas reportagens de jornais, além de entrevistas de jogadores da época feitas pelo Setor de Pesquisa do Museu do Inter.

Todas essas ações demonstram a importância de um trabalho em equipe entre os setores de dentro do museu, assim como destaca a relevância da parceria museu + biblioteca + arquivo. A utilização do acervo foi fundamental para a elaboração dessas oficinas, ressaltando uma de suas principais funções que é o retorno para a comunidade do trabalho ali é desenvolvido.



Texto elaborado por: 
Karolyna Cristane
Setor Educativo
Museu do Sport Club Internacional – Ruy Tedesco

0 comentários:

Postar um comentário