A biblioteca do Sport Club Internacional tem como patrono o poeta gaúcho Zeferino Brazil. Nascido em Taquari, em 1870, o poeta foi o escolhido para dar nome à biblioteca do Sport Club Internacional, criada a partir de um pequeno acervo reunido nos anos 20 e inaugurada oficialmente em 04 de abril de 1944.
Umas das inúmeras iniciativas da biblioteca, através da Divisão Cultural do Sport Club Internacional, foi a reedição de alguns dos livros de Zeferino Brazil. Chamada de "Coleção Príncipe", a Divisão editou e distribuiu alguns escritos de maior sucesso do poeta taquariense. O primeiro livro a chegar às mãos do público foi a obra "Vovó Musa", lançada originalmente em 1903.
Fonte: Correio do Povo 04/09/1973. |
A filha de Zeferino, Esther Brazil, acompanhou o trabalho da Divisão Cultural, tendo recebido os primeiros exemplares das obras reeditadas. Na fotografia abaixo podemos ver Esther recebendo o exemplar do livro Vovó Musa das mãos do então presidente do Sport Club Internacional, Carlos Stachmann, e alguns membros da Divisão Cultural.
Fonte: Biblioteca Zeferino Brazil. |
Fonte: Correio do Povo 05/11/1974. |
Fonte: Correio do Povo 10/11/1974. |
Fonte: Correio do Povo 24/11/2014. |
Para quem tem interesse em poesia gaúcha, hoje nas estantes da biblioteca ainda encontramos essas obras editadas nos anos 70. Lembramos que a biblioteca é pública e aberta a toda a comunidade!
0 comentários:
Postar um comentário