segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Refletores do Estádio Beira-Rio

No dia 23 de janeiro de 2013, em decorrência da obra no estádio, os refletores antigos foram retirados para dar espaço ao novo sistema de iluminação do Beira-Rio. Acompanhamos a retirada de uma das torres de iluminação, o que pode ser conferido na sequencia fotográfica abaixo, e hoje vamos contar um pouco da história do sistema de iluminação do Gigante da Beira-Rio. 

Fonte: Arquivo Histórico do Sport Club Internacional.

Na Revista do Internacional de abril de 1969 temos o roteiro técnico de construção do estádio, do qual já falamos aqui. Nela podemos ver algumas informações sobre o sistema de iluminação colorado: 

     
Fonte: Sport Club Internacional

Abaixo uma fotografia interessante que possuímos em nosso acervo: João Havelange acionando pela primeira vez os refletores do Estádio Beira-Rio. Nas mãos do menino podemos ver a revista do roteiro técnico do estádio. 

Fonte: Sport Club Internacional.

Na Revista abaixo, uma edição especial dos 80 anos do Clube, podemos ver os refletores em ação:

Fonte: Conselho Deliberativo do SCI.

Em 2003 uma obra no estádio garantiu o aumento da potência dos refletores, com a obra, o sistema passou a possuir 184 refletores, e hoje o estádio conta com 404 refletores, e uma iluminação quase perfeita. Abaixo algumas notícias relacionadas aos refletores no site do Sport Club Internacional:

Na noite desta sexta-feira (09/05) foi realizado o último teste de iluminação dos novos refletores do Gigante. Diferente dos testes anteriores, dessa vez foi testada 100% da iluminação definitiva, que não deixa sombras no campo. 

Alguns dos antigos refletores do Beira-Rio foram instalados no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, que serviu como uma segunda casa para o Clube durante a obra no Beira-Rio. 

Um comentário:

  1. Em 1969 , na noite de inauguração dos refletores , a seleção Brasileira( feras do Saldanha ) enfrentou a Seleção do Perú ,. Vencemos por 2 a 1 , gols de Gerson e Jairzinho.

    ResponderExcluir