quarta-feira, 13 de julho de 2016

Paulo Roberto Falcão

Com a confirmação do novo técnico, reeditamos esta postagem contando um pouco da história de um dos maiores ídolos da torcida colorada: Paulo Roberto Falcão.

Abaixo temos a ficha de inscrição de Falcão como atleta amador dSport Club Internacional, bem como a sua solicitação de registro na Confederação Brasileira de Desportos. 

Fonte: Departamento de Futebol.

Fonte: Departamento de Futebol.

Paulo Roberto Falcão nasceu em Abelardo Luz, em 16 de outubro de 1953 e começou a marcar sua história no Internacional ainda nas categorias de base. Logo no início da década de 70 mostrava um talento inigualável, e chamou a atenção da comissão técnica. Isso o levou a assumir a titularidade do Sport Club Internacional em 1973. 

Fonte: Sport Club Internacional

Falcão era um meio-campo ofensivo, que impressionava pela quantidade de gols que marcava. Com isso, ajudou o Clube a dominar o futebol brasileiro na década de 70 e levou para casa inúmeras conquistas: Campeonatos Brasileiros de 1975, 1976 e 1979 e os Campeonatos Gaúchos de 1973, 1974, 1975, 1976 e 1978. Foi considerado o melhor jogador do Brasileirão por três campeonatos. 

Fonte: Sport Club Internacional

Fonte: Sport Club Internacional

Fonte: Sport Club Internacional

Fonte: Sport Club Internacional

Falcão já havia sido treinador do Internacional em 1993 e em abril de 2011 assumiu novamente, conquistando o título gaúcho em uma disputa de pênaltis em cima do Grêmio. 

Fonte: Site do Sport Club Internacional

Pela Seleção Brasileira foram 34 jogos, incluindo duas Copas do Mundo: 1982 e 1986. Na Copa de 1982 Falcão foi considerado um dos líderes da equipe que viria a ser considerada uma das melhores já formadas, mesmo não ganhando o título. No período em que jogou pela Seleção marcou 7 gols. 

Fonte: Brasil nas Copas, ZH Publicações.

Além dos títulos conquistados pelo Internacional, Falcão ainda possui os seguintes títulos:

Como jogador: 
Campeão Italiano (1983) - Pelo Roma
Campeonato Paulista (1985) - pelo São Paulo

Como treinador: 
Campeão Baiano (2012) - Pelo Bahia
Campeão da Copa Interamericana (1991) - Pelo América-MEX.
Campeão da Copa dos Campeões da Concacaf (1992) - Pelo América-MEX.

Para saber mais sobre Falcão, clique aqui.


Texto original:
Aline Duarte /Arquivista e Fagner Dornelles de Souza/Historiador

0 comentários:

Postar um comentário