sábado, 29 de outubro de 2016

Internacional: o legado de um Clube “Orgulho do Brasil"

Ao virmos comemorar mais um dia nacional do Livro, 29/10, queremos agradecer à todas as pessoas que sob a “senda de vitórias” do Internacional contribuíram para a construção de uma vitória inédita em um Clube de Futebol na América: a Biblioteca Zeferino Brazil.
A Biblioteca Zeferino Brazil faz parte do Inter desde 1929 por iniciativa de um Colorado abnegado e sabedor de que esporte e cultura são partes essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, falamos de Saul Totta. O acervo desta Biblioteca é fruto de doações feitas por milhares de pessoas de diversos segmentos sociais e de todos os rincões deste Brasil.
Em 1944 a Biblioteca, que antes ficava na sede administrativa do Clube, foi levada para o Estádio dos Eucaliptos e nos anos 70 veio para o Beira-Rio e foi instalada no 2º Andar do Gigantinho. O acervo deste espaço de cultura e conhecimento conta hoje com mais de 82 mil exemplares e com o desbaste das doações que recebe, continuamente, abastece mais de 08 Bibliotecas Comunitárias em Porto Alegre.
Ao saudarmos o Dia Nacional do Livro buscamos fazer uma singela homenagem aos saberes que uma obra pode conter, ao mais diversificado universo de usuários que um acervo geral pode atender, à todos que ajudaram a construir esta Biblioteca, espaço pleno de uma alcunha social e democrática e aos Colorados que sempre batalharam para tornar a Biblioteca do Inter uma realidade acessível à todos.
Ao saudarmos o dia 29/10  saudamos o ineditismo do Sport Club Internacional que históricamente continha, desde 1925, em seu estatuto no artigo 67 a aquisição de livros para o Clube.
A Biblioteca Zeferino Brazil é  a prova incontestável de que o Internacional mantém sua tradição democrática – Clube do Povo – pois é a única em um clube de futebol na América a ser de utilidade pública e fazer parte do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Golaço do Inter!!!                    


Texto:Ana Maria Froner Bicca –Bibliotecária
Fonte: Acervo da Biblioteca Zeferino Brazil

0 comentários:

Postar um comentário