segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Judô do Inter!

O Judô foi criado por Jigoro Kano, em 1882. Com base no Jiu-Jitsu. O Judô domina a técnica, e não a força, transmitindo aos seus praticantes o espírito de humildade, disciplina, respeito ao adversário, maturidade, tranquilidade e paciência. 
No Rio Grande do Sul, o surgimento do Judô ocorreu durante a década de 1950 -1960. Saiba mais: Atlas esportivo

Distintivo do Departamento de Judô em 1982
A referência mais antiga que encontramos sobre judô no Internacional é da Revista Colorada anunciando a criação do Departamento de Judô.
Revista Colorada - Maio de 1958
Mas, foi em fevereiro de 1982 que o Departamento de Judô do Sport Club Internacional começou a ter notoriedade. O departamento foi recriado com o intuito de oferecer uma opção a mais de esporte e lazer a seu quadro social, participando e conquistando diversos campeonatos.

Relatório Departamento de Judô 1983
Fonte: Arquivo Histórico.
Em média os atletas do Judô disputavam 14 torneios oficiais por ano, dentre eles o citadino, estadual individual e em equipe, nacional e internacional. Abaixo alguns fragmentos do relatório do departamento no ano de 1983, no qual conta os detalhes  do campeonato Estadual:


Testemunha desta época, o colorado Lauricio Cloves Santos da Silva trouxe seu álbum de fotografias para compartilhar conosco um pouco da sua história enquanto representava o Inter no Judô.

Lauricio, entrou no clube em 1984 onde ficou até o fim do departamento em 1989.


Em 2011, o Judô do Inter, treinado por Luís Moraes, obteve bom resultado através da judoca Andréia Scherer Rocha, que foi campeã do Campeonato Brasileiro Regional (Sul) que reuniu os principais lutadores do sul do país. A atleta venceu na categoria Sub-17 e foi vice-campeã na categoria Sub-20.
Equipe Judô Internacional 2011


Fontes
Revistas - Biblioteca Zeferino Brazil
www.atlasesportebrasil.org.br/textos/253.pdf
http://www.internacional.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário